domingo, fevereiro 26, 2006

Não passará

Já é a terceira vez que reproduzo este parágrafo que escrevi acerca dos cartoons mal começou a polémica: "A liberdade de expressão não justifica tudo. E o problema real, apontado ainda por Jenkins, é que se os jornalistas não agirem responsavelmente, serão os governos, em nome do (aí sim, hipócrita) conceito de "responsabilidade", que aproveitarão politicamente para coagir verdadeiramente a nossa liberdade de expressão através de leis, conselhos de fiscalização, comités de censura e o diabo a quatro(post completo aqui)."
Concordo inteiramente com o que o Francisco José Viegas escreve aqui sobre as leis que querem impor aos jornalistas (tal como já estava atento aos avisos que o Rui Costa Pinto tem feito no seu blogue). Com uma diferença óbvia em relação ao Francisco: eu acho que a insistência na liberdade de expressão irresponsável só prejudica a verdadeira liberdade de expressão. Augusto Santos Silva, que está convencido que a sua missão é transferir as regras dos jornais de sua casa para Portugal inteiro (ler revista Sábado desta semana), é só o oportunista de ocasião. Não passará. Espera-se.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

São os mesmos jornalistas que convivem pacificamente com trabalho escravo de estagiários em redacções onde trabalham, e nem um "post" sobre isso?Nem um ai?
São os mesmos jornalistas que convivem pacificamente com mentiras, arrastões, e que podem arrastar o nome das pessoas pela lama, sem um ai? Sem um pedido de desculpas?
São os mesmos jornalistas que aceitam pacificamente pressões politicas e editoriais sobre colegas
e nem um ai, nem um post?Que aceitam
pacificamente todas as manipulações informativas em favor de uma dissimulada liberdade de expressão e imparcialidade?
Infelizmente são. São os mesmos.
As "stars" do jornalismo, que beneficiam de benesses e caiem sempre para cima.
Por esses não verto uma lágrima...

11:30 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home